Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Justiça suspende liminar que impedia reajuste de ICMS para hospitais privados

Presidente do TJ-SP afirmou na decisão que liminares ameaçavam administração pública

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O presidente do Tribunal de Justiça de SP, Geraldo Francisco Pinheiro Franco, suspendeu quatro liminares do setor de hospitais privados que impedia o governo paulista de reajustar o ICMS cobrado na venda de insumos hospitalares para a rede privada, como parte do ajuste fiscal iniciado neste ano.

Pinheiro Franco afirmou na decisão que a manutenção dos benefícios em momento de recrudescimento de crise econômica gera drástica redução na arrecadação do estado, impondo risco à condução segura da administração pública.

Além disso, o juiz afirma que as liminares ameaçam a economia pública, por incentivar outros contribuintes a entrar na Justiça com pedidos idênticos, o que comprometeria o equilíbrio fiscal.

Francisco Balestrin, presidente do SindHosp, sindicato dos hospitais e clínicas privadas, afirma que a entidade irá recorrer da decisão. O dirigente diz que lamenta a insensibilidade do governo ao insistir no aumento de impostos durante a pandemia.

A redução dos benefícios do governo João Doria (PSDB) tem sido alvo de uma série de ações na Justiça movidas por associações empresariais. Nesta quarta (20), a associação da indústria de genéricos obteve liminar impedindo o reajuste em medicamentos.

O governo afirma que o aumento de alíquotas afeta apenas o setor privado e não haverá elevação de preços para a saúde pública.

Filipe Oliveira (interino), com Mariana Grazini e Arthur Cagliari

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.