Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Se país tivesse reforma tributária, São Paulo não precisaria ser pioneiro, diz Patricia Ellen

Secretária de Desenvolvimento defende ajuste fiscal em SP para garantir "investimento em saúde"

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A secretária de Desenvolvimento Econômico de São Paulo, Patricia Ellen, afirmou nesta quinta (14) que se a reforma tributária já tivesse acontecido no Brasil, o estado de São Paulo "não precisaria ser pioneiro" nessa iniciativa.

O governo de João Doria (PSDB) aprovou um pacote de ajuste fiscal, cujos efeitos iniciam nesta sexta (15), e tem recebido uma série de pressões setoriais para revogar os cortes de benefício do ICMS. Segundo Ellen, as mudanças visam manter investimento e custeio de saúde, segurança e educação.

"São Paulo iniciou um processo de reforma administrativa, tributária, mas o Brasil precisa da reforma tributária para corrigir desigualdades. Nosso modelo tributário hoje é extramemente desigual. As pessoas pobres pagam mais e quem tem condições paga menos", afirmou a secretária à coluna.

Patrícia Ellen, secretária de Desenvolvimento Econômico de SP; para ela, SUS é prioridade do governo
Patricia Ellen, secretária de Desenvolvimento Econômico de SP; para ela, SUS é prioridade do governo - Antonio Molina/Zimel Press/Agência O Globo

"Se isso tivesse acontecido, São Paulo não seria pioneiro, estaríamos implementando o que foi decidido no âmbito nacional", acrescentou.

Um dos segmentos que mais se opõem à nova política do governo é o da saúde, representado por hospitais privados, farmacêuticas e empresas de equipamentos médico-hospitalares.

Apesar de o governo manter o benefício fiscal a hospitais públicos e santas casas para a compra de medicamentos e outros insumos médicos, o setor privado alega que o fim da isenção a eles pode vir a encarecer as operações do SUS em redes particulares.

A secretária afirma que um grupo técnico do governo trabalha para mapear e identificar o chamado "corredor SUS", ou seja, a cadeia envolvida na fabricação, fornecimento, distribuição e venda dos produtos de saúde até a chegada no SUS.

"Trabalhamos para garantir que [o fim do benefício fiscal] não impacte o SUS. O compromisso do governo é manter o modelo de incentivos fiscais no SUS como é hoje", completou.

O setor aguarda a publicação da nova resolução que exclui insumos agrícolas, genéricos e alimentos do fim do subsídio. Ela foi anunciada há mais de uma semana. O governo diz que deve apresentar nos próximos dias.

Paula Soprana (interina), com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.