Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Sindicatos movem ação contra governo de SP para restabelecer transporte gratuito a idosos

Determinação de Doria e Covas retirou benefício a quem tem entre 60 e 64 anos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Sindicatos de aposentados e metalúrgicos, junto a CNTM (Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas), entraram nesta quarta (6) com um pedido de liminar no Tribunal de Justiça de SP contra o governador João Doria para restabelecer a gratuidade do transporte público a idosos maiores de 60 anos no estado.

Segundo as entidades, a medida representa um retrocesso em relação aos direitos dos idosos e foi "ataque feito na surdina".

João Inocentini, presidente do Sindnapi (Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical), afirma que a determinação afeta muitos idosos que estão sustentando suas famílias na pandemia. Ele diz que as entidades também vão tentar negociar com o governo paulista uma redução gradual do benefício no prazo de cinco anos.

A medida, anunciada em dezembro, foi uma ação conjunta entre a Prefeitura de São Paulo e o governo do estado. O benefício continua valendo para quem tem mais de 65 anos.

Procurado, o governo diz que as novas determinações passarão por um período de transição em janeiro, mas começam a vigorar em 1º de fevereiro.

Paula Soprana (interina), com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.