Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Varejo pede a Doria veto à proibição de venda de produtos não estocados

Projeto de lei sobre a prática foi aprovado em dezembro na Assembleia Legislativa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Entidades do varejo pediram ao governador de São Paulo João Doria (PSDB) o veto total a um projeto de lei que impede empresas de vender itens que não estejam em seus estoques.

A norma, que busca proteger o consumidor de atrasos em entregas, foi aprovada na Assembleia Legislativa em dezembro.

O pedido é endossado por associações como a FecomercioSP (federação estadual) e a ABComm (comércio eletrônico). Segundo as entidades, o ecommerce deverá ser o mais afetado, por adotar modelos de negócios em que o produto não é armazenado pela empresa responsável pela loja virtual.

Segundo a Abcomm, é frequente no comércio eletrônico a terceirização do gerenciamento de estoques para fornecedores parceiros. A nova lei inviabilizaria o modelo.

Ana Paula Locoselli, assessora jurídica da FecomercioSP, afirma que o projeto deixará consumidores e empresários de São Paulo em desvantagem em relação aos de outros estados, em vez de proteger os clientes.

A Câmara-e.net (Câmara Brasileira da Economia Digital) diz que clientes passarão a ter seu direito de escolha prejudicado caso o texto seja sancionado.

O governo paulista afirma que ainda não recebeu o projeto da Assembleia Legislativa, onde ainda serão discutidas emendas ao texto. Após a chegada dele, Doria terá 15 dias para tomar uma decisão.

Paula Soprana (interina), com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.