Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu Coronavírus

Butantan contrata empresas do mesmo sócio para prestar serviços em Serrana (SP)

Fundação diz que não é regida pela Lei de Licitações

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Fundação Butantan contratou três empresas do mesmo sócio sem realizar concorrência para prestarem serviços de alimentação, limpeza hospitalar e segurança no projeto de vacinação de Serrana, município do interior de São Paulo escolhido como palco de um estudo para observar o impacto da imunização em massa pela Coronavac.

Juntos, os contratos somam mais de R$ 1,75 milhão com as empresas Resolve Alimentação, Resolv Vigilância e Resolve Prestadora de Serviços.

Procurado pela coluna, o Butantan diz que a fundação é uma entidade sem fins lucrativos de direito privado e, portanto, não é regida pela Lei de Licitações, e sim por regulamento próprio de compras e contratações aprovado pela curadoria de fundações do Ministério Público. Diz também que a fundação supervisiona e o pagamento é realizado por medição.

A Folha revelou neste mês que o caráter privado da Fundação Butantan, entidade de apoio ao Instituto Butantan, órgão público do Governo de São Paulo, ajuda a driblar exigências legais de transparência, contratação e gestão impostas à administração pública, segundo a avaliação de três procuradores do Ministério Público de Contas (MPC) de São Paulo em diferentes pareceres de análise de contas da fundação, inclusive em gastos feitos em 2020 para o combate ao coronavírus.

com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.