Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Cade arquiva investigação contra Refinaria de Manguinhos

Autarquia considerou que companhia não tem posição dominante no mercado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Cade arquivou na última semana uma investigação contra a Refit (refinaria de Manguinhos) e as distribuidoras 76 Oil, Rodopetro e Minuano, denunciadas por suposto prejuízo à concorrência no mercado de combustíveis provocado pela sonegação de impostos. Por 4 votos a 3, ganhou o entendimento de que a empresa não tem uma posição dominante no mercado de combustíveis que justificasse o prosseguimento do inquérito, por possuir menos de participação.

A Raízen, que pedia o o avanço da investigação, diz que o arquivamento desconsidera a atual realidade do mercado de combustíveis brasileiro, especialmente o do Rio de Janeiro. Afirma que devedores contumazes de impostos minam a competição, excluindo empresas e impedem a entrada de novos investidores.

A Refit diz que é descabido a Raízen acreditar que uma empresa que tem 1% do mercado possa atrapalhar suas operações. Também afirma que há anos denuncia práticas anticoncorrenciais da rival, como represamento de reduções de preços praticados pela Petrobras.

Apesar de a investigação não ter seguido, executivos que acompanharam o caso afirmam que ela aponta maior interesse do Cade para o impacto da sonegação fiscal na concorrência, tema citado no voto de cinco dos conselheiros.


Com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.