Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Além da escassez de remédio de UTI, farmacêuticas dizem que falta até papel para bula

Segundo entidade da indústria, alumínio e plástico para embalagem também têm problema de abastecimento

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Enquanto os estoques de medicamentos usados na intubação de pacientes com Covid-19 chega ao limite, a indústria farmacêutica enfrenta outras dificuldades com o abastecimento de matéria-prima. Faltam papelão, plástico, alumínio e PVC utilizados na produção das cartelas e caixas que embalam os remédios e até para as bulas.

Os relatos de desordem na cadeia de fornecimento, que se arrastam há meses, conforme o Painel S.A. antecipou em outubro, agora pressionam os preços dos insumos em até 40%, segundo Nelson Mussolini, presidente do Sindusfarma, entidade que reúne a indústria.

A alta pesa sobre as farmacêuticas, segundo Mussolini, porque não pode ser repassada ao consumidor final, já que os preços dos medicamentos são controlados pelo governo.

60% da população brasileira lê a bula do remédio, segundo pesquisa publicada na Revista Brasileira de Epidemiologia
60% da população brasileira lê a bula do remédio, segundo pesquisa publicada na Revista Brasileira de Epidemiologia - Freepik

com Filipe Oliveira e Andressa Motter

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.