Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Em Páscoa de crise, consumidor busca ovo menor e mais barato

Vendas devem crescer só 5,5% nos supermercados de SP

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Páscoa deste ano deve ser parecida com a de 2020 nos supermercados paulistas: o impacto da crise da pandemia continua, e a expectativa é que as vendas cresçam apenas 5,5%, segundo pesquisa da Apas (Associação Paulista de Supermercados).

O comportamento do consumidor vem mudando nos últimos anos, com tendência a comprar chocolates mais baratos e menores. Os supermercados têm diminuído a oferta de ovos grandes, acima de 750 gramas e 1 quilo, e apostado em ovos de até 170 gramas, além de elevar a encomenda de barras e caixas de chocolate.

O levantamento da Apas também aponta inflação de 7% nos ovos de Páscoa em relação ao ano passado.


Apesar da pandemia, a Cacau Show aumentou a produção para esta Páscoa. Foram 300 mil quilos a mais de chocolate para fazer ovos do que em 2020 —chegando a 2,7 milhões de quilos.

A empresa diz que espera um crescimento de 15% nas vendas em relação ao ano passado. O otimismo, segundo a Cacau Show, tem a ver com os canais digitais, que evoluíram mais de 650% em comparação com fevereiro de 2020, e com as vendas a domicílio, que cresceram mais de 80%.

A expectativa é vender 11 milhões de unidades, 3 milhões a mais do que na última Páscoa. A empresa diz que segurou os preços, e apenas 5% dos produtos sofreram aumento.

A Nestlé manteve a mesma produção do ano passado. “Focamos o esforço de venda para aumentar a participação em canais online e chegar onde o consumidor está”, diz a empresa. A aposta para este ano de crise foi um portfólio de preços mais baixos, com ovos que variam de R$ 32,90 a R$ 46,90.

com Filipe Oliveira e Andressa Motter

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.