Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Governo Doria libera restaurante para entregar ao cliente na calçada

Proibição do take away teve idas e vindas na Justiça

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A proibição do chamado take away nos restaurantes de SP, sistema de venda em que o cliente retira o prato no estabelecimento, teve nova reviravolta nesta semana, com aceno positivo de Doria ao setor. O comitê da Covid no estado enviou comunicado aos restaurantes dizendo que “é possível a mera retirada, estando o consumidor no espaço externo do estabelecimento, ao ar livre, sem reunião, concentração ou permanência de pessoas, em dinâmica análoga à do drive thru”.

A liberação foi dada em resposta a um pedido da Abrasel (associação de bares e restaurantes) para que fosse permitido o take away, argumentando que o modelo ajuda a diminuir as filas de entregadores nas portas dos estabelecimentos, com risco de contágio, e é uma opção mais barata que o delivery nos bairros de baixa renda.

Segundo a secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen, o que não pode é fazer a entrega dentro do restaurante, ou seja, o cliente pode passar a pé na porta e retirar o pacote da comida.

A proibição do modelo já teve idas e vindas na Justiça, desde que o decreto do governador proibiu o take away quando enrijeceu as restrições de circulação. No mês passado, o Tribunal de Justiça de São Paulo chegou a autorizar os bares e restaurantes a funcionarem no sistema de retirada dos pedidos pelos clientes diretamente no local, e o STF (Supremo Tribunal Federal) suspendeu a liminar.​​

com Filipe Oliveira e Andressa Motter

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.