Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Heineken explica rótulo apagado em garrafa retornável

Cervejaria diz que algumas garrafas são reutilizadas há mais de 4 anos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Heineken gravou um vídeo para combater fake news envolvendo a marca e explicar por que algumas de suas garrafas podem ter o rótulo apagado.

Segundo a empresa, recentemente, circularam vídeos com informações falsas no WhatsApp sobre a remoção da marca na garrafa de 600 ml. As imagens sugeriam que se tratava de um produto falsificado, mas não tem nada a ver com isso, de acordo com a Heineken.

A cervejaria diz que é apenas um efeito que tem acontecido em uma parcela mínima das garrafas retornáveis: se o consumidor esfregar o rótulo, ele pode se apagar por causa do processo de limpeza.

A empresa afirma que 70% de suas embalagens são retornáveis e ambientalmente responsáveis. Portanto, quando voltam para a fábrica, elas precisam ser esterilizadas. As garrafas com mais de quatro anos em circulação podem ter o rótulo removido, mas a cervejaria diz que já implementou uma tecnologia capaz de rejeitar as unidades antigas e retirá-las do mercado. Hoje, estes casos representam menos de 0,6% do volume disponível no mercado.

"As garrafas Heineken 600 ml que aparecem com desgaste do rótulo são embalagens de vidro retornáveis, comuns no mercado de bebidas por seguirem a premissa de reduzir o impacto ao meio ambiente. Algumas podem apresentar desgaste na impressão ou até mesmo uma situação de fácil remoção da tinta, fato que não impacta de nenhuma forma a qualidade do líquido", diz a empresa.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.