Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Joice Hasselmann apaga vídeo de Lula após publicar sem checar veracidade e pede desculpas

Deputada afirma que vai desconfiar de todas as fontes e deixar de publicar conteúdo recebido via WhatsApp

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP) apagou de sua conta no Twitter um vídeo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que, segundo a parlamentar, não foi checado antes de ser compartilhado por ela.

As imagens indicariam que Lula estaria comemorando embriagado a anulação de suas condenações pela Operação Lava-Jato. Usuários da rede afirmaram que o vídeo havia sido adulterado para que as imagens fossem exibidas em câmera lenta para parecer que Lula estaria bêbado.

Em seu Twitter, Joice pediu desculpas e afirmou ter recebido o vídeo de uma grande publicitária e ter retirado ele do ar assim que recebeu o primeiro questionamento.

"Não tenho compromisso com o erro de ninguém, muito menos com o meu. Não publicaria, se não confiasse na fonte, que questionada disse que recebeu também de alguém de confiança. Melhor mesmo é não republicar nada, mesmo que venha de alguém probo. Fake news é fake news, não importa se vem da esquerda ou da direita", tuitou.

Ao Painel S.A., a deputada afirma que o caso mostra que é preciso desconfiar de todas as fontes e não publicar mais conteúdo recebido via WhatsApp.

Joice diz que as imagens foram enviadas em um grupo e confiou nelas porque a publicitária que as compartilhou é muito respeitada no meio político.

"Como se faz uma checagem de um negócio desses? Você olha, parece mesmo que ele está embriagado e o vídeo veio de uma pessoa de extrema confiança. Então acho que, agora, a gente tem que desconfiar até mesmo da fonte e não se pode publicar mais coisas que vêm de WhatsApp. Agora a questão é a gente publicar só o que está em site oficial ou a gente mesmo produzir o conteúdo."

Com Filipe Oliveira e andressa Motter

Com Filipe Oliveira e Andressa Motter

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.