Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu indústria

Lojas de material de construção enfrentam falta de privada

Varejo diz que indústria não tem conseguido atender a demanda

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A crise de abastecimento na indústria da construção chegou aos vasos sanitários. Grandes redes de varejo enfrentam baixo estoque do produto e alguns modelos estão escassos.

Em lojas da Leroy Merlin em São Paulo, diversos modelos de privadas da fabricante Deca, que é uma das líderes neste mercado, aparecem como indisponíveis na busca do cliente pelo site.

“Realmente, a falta existe. Mesmo trabalhando a pleno vapor, as fábricas não têm conseguido atender a demanda”, diz Adriano Galoro, diretor central de compras da Leroy Merlin Brasil.

Ele afirma que a loja expandiu o prazo de planejamento da demanda para seis meses para garantir a oferta. “Modelos mais específicos podem faltar, pois o planejamento da demanda que fazemos é para os que mais giram”, diz Galoro.

A Telhanorte também afirma que a indústria tem enfrentado dificuldades no abastecimento das privadas. Para suprir a demanda, a varejista diz estar se aproximado de fornecedores, buscando alternativas de marcas e produtos, além de indústrias de outras regiões.

Entre grandes incorporadoras, que compram em volumes maiores, a percepção é que os prazos para a entrega da louça sanitária aumentaram, ou seja, em vez dos habituais 30 a 45 dias, os fornecedores estão levando 90 dias.

Segundo a Deca, não há registro de queda no volume de produção ou nas vendas. O que aconteceu, de acordo com a empresa, foi um aumento da procura por louças e metais sanitários por causa o avanço no volume de reformas na pandemia.

A Obramax, atacarejo para material de construção do grupo Adeo, também dono da Leroy Merlin, diz que não observou problemas com o fornecimento.

Com Filipe Oliveira e Andressa Motter

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.