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Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

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Mercado avalia transporte marítimo de vacinas

Uso de contêineres deve ganhar relevância, diz empresa

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São Paulo

Conforme a produção de vacinas ganhar escala internacionalmente, o setor de logística estuda a possibilidade de que parte do transporte do imunizante passe a ser feito por via marítima.

Robin Townley, executivo da dinamarquesa Maersk, estima que o papel dos contêineres para transporte em embarcações ganhará relevância ainda em 2021. Isso deve acontecer porque os imunizantes passarão a ser distribuídos para locais mais distantes daqueles em que foram produzidos.

A avaliação é que o setor aéreo e a infraestrutura atual para resfriamento das vacinas podem não dar conta da oferta. Para Townley, o atendimento por via marítima será feito principalmente em exportações para América do Sul, África e Ásia.

​O transporte de medicamentos e vacinas por contêineres é comum no mercado e tem como vantagem o custo mais baixo. Porém, o uso para as vacinas da Covid-19 não é unânime. Mauricio Lima, sócio da consultoria em logística Ilos, afirma que a velocidade de entrega é a prioridade nos imunizantes:

"Trazer vacinas da China pelo modal aquaviário poderia levar mais de 30 dias, enquanto um avião pode carregar milhões de doses."

The container ship Maersk Batam, registered and sailing under the flag of Singapore, is loaded in the Port of Southampton, on the south coast of England, on March 5, 2021. - Britain's Chancellor of the Exchequer Rishi Sunak announced in his annual budget on March 3, 2021, that eight British ports including Southampton, Solent were to be locations for new 'Freeports'. Goods that arrive into freeports from abroad aren't subject to the tax charges, called tariffs, that are normally paid to the government. (Photo by ADRIAN DENNIS / AFP) - AFP


com Filipe Oliveira e Andressa Motter

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