Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Setor privado se adapta a novas restrições para conter pandemia e pede aceleração da vacina

Academia retoma treino online e loja de rua sugere mudança na Zona Azul para facilitar entrega

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Apesar dos protestos de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro pedindo reabertura do comércio (além de intervenção militar) no domingo (14), a postura oficial do setor privado diante do endurecimento das restrições à circulação para conter a pandemia tem sido mais resignada. A reação institucional vem demonstrando preocupação com o número de mortes, o colapso no sistema de saúde e a lentidão da vacina, com mais sugestões de alternativas do que confronto.

O varejo de material de construção, que no ano passado insistiu para ser colocado na lista de estabelecimentos essenciais como farmácia e supermercado, desta vez não fez gesto para permanecer aberto. A Anamaco (associação do setor) diz que as 35 mil lojas em São Paulo não podem abrir por causa do decreto publicado em razão da piora no contágio e afirma que torce pela aceleração da vacina.

No setor de academias, a gigante Smart Fit criou uma plataforma digital de treinos para essa nova fase emergencial. A empresa já tinha lançado um programa gratuito na internet no ano passado, quando a pandemia começou, mas eram exercícios mais simples e aleatórios. O novo projeto, chamado Smart Fit Go, publica vídeos de treinos para alunos da rede em celular, computador ou smart TV, com séries para objetivos específicos, como emagrecimento e ganho de massa muscular.

O comércio de rua, por meio da FecomercioSP, foi pedir ao governo de São Paulo a liberação da retirada de produtos do lado de fora das lojas fechadas.

O modelo de venda para escoar compras feitas pela internet seria semelhante à prática adotada pelos shoppings desde o início da pandemia, ou seja, com as lojas fechadas, os clientes compram pelo ecommerce e retiram no estacionamento.

Como as lojas de rua não têm garagem, o modelo exigiria ajustes nas regras da Zona Azul dos municípios, segundo a FecomercioSP.

A ACSP (associação comercial) diz que não vai tentar negociar a reabertura. “Que sejam, entretanto, tomadas medidas de apoio para a situação econômica não se agravar ainda mais, como o recuo no aumento de tributos e novas isenções para atividades impedidas de funcionar”, diz o economista da ACSP, Marcel Solimeo.

Para a entidade, é necessário intensificar as medidas de isolamento, mas os pequenos negócios precisam de contrapartidas, como a suspensão do aumento das alíquotas do ICMS e a postergação de impostos como IPTU.

No mercado de moda, empresários dizem que só resta torcer para que a fase emergencial não se prolongue por muito tempo porque a coleção de inverno começa a ser lançada entre março e abril.

Segundo Tito Bessa Junior, dono da rede TNG e presidente da Ablos, associação de lojistas, o novo fechamento pode provocar um gargalo na venda das peças da próxima estação e forçar uma liquidação agressiva no segundo semestre, espremendo a margem de lucro para as empresas que já estão em sofrimento.

O Sindi Clube, que representa 1.400 clubes de São Paulo, diz que reconhece a necessidade de medidas drásticas para conter a contaminação e vai cumprir as determinações, apesar do prejuízo.

Desde o início da pandemia, os clubes ofereceram suas instalações para a construção de hospitais de campanha e postos de vacinação. Vários deles estão sendo usados na imunização.

com Filipe Oliveira e Andressa Motter

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.