Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu Coronavírus

Dona de bar emblemático entre ex-alunos da FGV morre em SP

Haydee costumava dizer que 'sem tesão não há solução'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Emidia Haydee Fricke, a dona do Bar da Haydee, boteco encravado em um trecho degradado da avenida Nove de Julho, frequentado por gerações de ex-alunos da FGV-SP, morreu na quinta-feira (15), aos 75 anos.

Durante cerca de 30 anos, até fechar o bar em 2006, ela recebeu alunos das escolas de administração pública e de empresas com lemas como "sem tesão não há solução".

Haydee, como era conhecida, preservou a amizade com dezenas dos clientes do boteco a quem ela se referia como filhos.

Em 2018, no mesmo ano em que sofreu um AVC, foi homenageada em uma festa de ex-alunos da faculdade.

Com as sequelas, a saúde enfraqueceu, pegou Covid e morreu na Santa Casa, segundo a filha, Maria Cecilia Fricke Chohfi.

"Ela conta que estava lavando o chão do bar quando eu nasci", diz a filha. "Tinha um quartinho lá em cima, eu dormia lá porque queria ficar com a mãe. No impeachment do Collor, fizemos uma bandeira gigante escrito: Justiça mostra a tua cara", afirma Chohfi.

A filha guarda histórias dos alunos, alguns deles, que alcançaram altos cargos em empresas e órgãos públicos, a ensinaram a jogar truco, mas também a impulsionaram na carreira. Hoje, aos 40 anos, Chohfi é psicóloga e diz que fez quatro graduações, morou em outros países e estudou cinco idiomas, sempre estimulada pelas referências que tinha no bar.

"Marcou gerações de alunos, professores e a comunidade da Bela Vista. Era sinônimo de democracia, de respeito à diversidade. Era acolhimento", diz Clodoaldo Pelissioni, estudante da turma de 1993, que foi secretário dos Transportes Metropolitanos de São Paulo.

"Alunos vindos do interior, como eu, e estrangeiros, eram acolhidos como filhos. Mais do que cerveja gelada e coxinha, se ia para lá porque tinha gente interessante, professores, alunos, ex-alunos. Era onde se discutia política. Ela era eleitora do PT, porém, permitia que tucanos, liberais, petistas e direitistas, discutissem naquele momento de redemocratização", afirma Pelissioni.

Diversas gerações fizeram uma vaquinha que arrecadou R$ 40 mil para ajudá-la a reformar o boteco. Ao longo dos anos, enviaram uma coleção de cartões postais, estamparam camisetas com frases de homenagem a ela e ao bar.

Haydee era "atrevida, peituda, uma leoa, se chegasse alguém armado, botava o peito na frente e dizia: 'baixa essa porra, rapaz'", afirma a filha.

Calouro em 2001, o hoje diplomata João Zanini, que esteve com ela pela última vez no ano passado, ganhou o apelido de "mão" quando entrou na GV, porque Haydee colocou a mão sobre a cabeça dele na festa do trote, e os veteranos rasparam seu cabelo com o formato dos dedos dela.

"Tínhamos 18, 20 anos, e não havia Tinder ou Twitter na época. Foi no Bar da Haydee que muitos de nós tiveram o primeiro contato com a política fora de casa, com rodas de MPB, com o amor bom e com o amor sofrido. A gente conheceu com ela um tipo de boemia que regenera, embora mães e namoradas não entendessem muito bem que esse aprendizado precisava acontecer tantas vezes na semana", diz Zanini.

"O mais difícil é que a Haydee partiu totalmente fora de hora, com esse deficit de empatia que vemos no Brasil hoje. Mas ficou muita coisa dela com a gente, a ponto de eu e outros muitos nos lembrarmos não só da FGV como nossa alma mater, mas como ex-alunos da FGV-Haydee", afirma.

Para Rafael Furlanetti, sócio da XP que se formou em 2008, ela deixou um legado de carinho e atenção com as pessoas. "Aquele abraço gostoso, aquela risada única que ela tinha e contagiava. Para quem saiu de casa e veio para São Paulo estudar, eram momentos em que você sentia que tinha um ombro amigo, alguém para conversar e desabafar", diz ele. ​

Apaixonada por perfumes, foi enterrada com o preferido, Chanel N°5, segundo a filha.

"Ela chamava todo mundo gatão, lindão, conquistou os enfermeiros na UTI. Pedi para passar um perfuminho nela", diz Chohfi.

Haydee deixa quatro filhos e dez netos.


Veja abaixo vídeo gravado pelo professor e ex-aluno da FGV, Bruno Giovannetti, que homenageia Haydee

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.