Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Empresários pedem para suspender restrições ao comércio antes do Dia das Mães

Data é a segunda mais importante no calendário anual do varejo no Brasil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Empresários do comércio e dos serviços estão pedindo para governadores e prefeitos suspenderem as atuais restrições de horário de funcionamento e capacidade de seus estabelecimentos nas vésperas do Dia das Mães. A data é a segunda mais importante no calendário anual do varejo no Brasil.

O pedido é para que as autoridades deixem os shoppings abertos por 12 horas diárias com até 60% da capacidade entre os dias 1º e 9 de maio. Eles argumentam que as medidas distribuiriam o público, evitando eventuais aglomerações nas portas das lojas em um momento de alta demanda.

Apesar das recentes flexibilizações nas restrições pelo país, os setores têm receio de que as barreiras ainda vigentes, como as de São Paulo, repitam o desastre de vendas do ano passado. Em 2020, as vendas do Dia das Mães caíram mais de 90%, segundo as entidades setoriais.

"Vamos estar com todos os shoppings abertos, mas trabalhando com restrição de 25%, oito horas por dia e alguns sem serviços. Estamos fazendo esse pleito porque, senão, vai causar tumulto", diz Glauco Humai, presidente da Abrasce, associação dos shoppings, um dos setores que assina o pedido.

com Mariana Grazini e Andressa Motter

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.