Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Estoque de kit intubação melhora mas segue crítico em 18% dos hospitais privados

Segundo levantamento da Anahp, associação do setor, pode durar por até cinco dias

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Apesar de uma leve melhora, a falta de medicamentos para o tratamento da Covid em hospitais privados ainda é crítica, principalmente os do kit intubação. Novo levantamento da Anahp (associação do setor), de terça (20), com 65 hospitais, mostra que 18,5% só têm estoque por até cinco dias. Na semana passada, eram 31%.

De acordo com a entidade, a evolução se deve ao menor número de pacientes internados e ao esforço dos hospitais para importar os medicamentos.

Ao todo, 12 instituições de seis estados, entre eles São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, estão em alerta vermelho com a falta do kit intubação. Cerca de 25% dizem ter estoque para duas semanas ou mais, enquanto 55% têm para uma semana.

A disponibilidade de anestésicos também melhorou. De 20 hospitais na semana passada, baixou para nove os que ainda estão em fase crítica, com estoque para até cinco dias. A falta de ventiladores afeta cinco instituições.

Segundo a Anahp, a taxa de ocupação de leitos de UTI Covid é de 81,75% nos hospitais associados —ante mais de 85% da última semana.

com Mariana Grazini e Andressa Motter

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.