Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Governo Doria troca diretora após concessão de licença ambiental sem vistoria

Servidora afirma que pediu afastamento por motivos de saúde

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) decidiu substituir sua diretora de controle e licenciamento ambiental, Zuleica Perez, depois que o Ministério Público de São Paulo entrou com uma ação por improbidade administrativa contra ela por causa da concessão de licenças ambientais na pandemia.

Na semana passada, Glaucio Attorre Penna, que era subsecretário da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, foi nomeado para o cargo.

Conforme a ação do MPSP, em março de 2020, Perez enviou email aos departamentos e setores subordinados autorizando a renovação e a concessão de licenças ambientais sem realizar vistorias técnicas, alegando dificuldades da pandemia.

Foram emitidas mais de 4 mil licenças sem fiscalização a empreendimentos pela Cetesb no ano passado, segundo o Ministério Público.

A diretoria da Cetesb afirmou ao MPSP que não aprovou a suspensão de vistorias técnicas, apenas a postergação por no máximo 120 dias para os casos de renovação.

Disse, ainda, que a medida adotada por Perez “não encontrava qualquer respaldo legal e muito menos razoabilidade”, porque a fiscalização ambiental foi classificada como serviço público essencial durante a pandemia por decreto federal e estadual do governador João Doria.

Segundo a servidora, as medidas foram tomadas para proteger os colaboradores, já que mais da metade pertence ao grupo de risco. “Não houve concessão de anistia para os empreendimentos, apenas o adiamento por período determinado. Nunca houve dolo, má fé, busca de vantagens pessoais”, diz Perez.


A Cetesb afirma que, até o final de 2020, os empreendimentos que haviam sido liberados foram vistoriados e autuados em caso de irregularidades.

Um dia após o Ministério Público de São Paulo protocolar a ação, Perez pediu afastamento por motivos de saúde. A Cetesb diz que não cabe ao órgão comentar a correlação das datas.

Procurada pelo Painel S.A., a servidora afirmou que está em tratamento de câncer.

com Mariana Grazini e Andressa Motter

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.