Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Shopping pede para fazer rodízio de fechamento com igreja e construção

Associação do setor diz que medida distribuiria as perdas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Abrasce, associação que representa as grandes empresas de shopping centers, tem sugerido aos governos de estado e prefeituras que seja feito um rodízio de fechamento do comércio caso o país tenha uma nova onda agressiva de Covid-19.

A ideia é que os setores não-essenciais abram em períodos alternados, com rodízio por semana ou outra periodicidade —desse modo, as lojas de material de construção ficariam fechadas enquanto os shoppings estivessem abertos e vice-versa, por exemplo. Farmácias e supermercados não entrariam no cronograma, de acordo com a sugestão da Abrasce.

“A proposta é que alguns setores que estão trabalhando quase que ininterruptamente desde o ano passado passem a fechar também, possibilitando que as atividades que têm fechado com frequência, como shoppings, restaurantes e bares, possam funcionar”, diz.

Humai afirma que as administrações locais teriam de reavaliar quais atividades são essenciais. Para ele, construção civil, cultos religiosos e algumas indústrias deveriam sair da lista para entrar nesse rodízio. "Não podemos pagar essa conta sozinhos".

com Mariana Grazini e Andressa Motter

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.