Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Em meio a crise hídrica, Rodrigo Pacheco critica gestor do sistema elétrico

Para senador, medida escolhida para conter problema de energia compromete economia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Em meio ao avanço da crise hídrica no setor elétrico, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, resolveu marcar sua posição sobre as medidas que devem comprometer o nível de reservatórios como a represa de Furnas, em seu estado. Criticou o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), órgão que faz a gestão do sistema no país, e depois foi às redes sociais para se manifestar.

Para o senador, o ONS "se apoderou das águas brasileiras para um propósito único de geração de energia", o que ele considera uma política energética sem criatividade e sem planos de longo prazo, reduzindo os níveis de água e sacrificando atividades como abastecimento, turismo, navegação, piscicultura, agropecuária e meio ambiente.

Em reunião extraordinária do CMSE (comitê responsável pelo monitoramento do setor elétrico) nesta quinta (27) ficou decidido que é preciso priorizar o uso da água para garantir a geração de energia em usinas estratégicas do Sudeste e do Centro-Oeste.

A recomendação é que se retenha mais água em um grupo de usinas que inclui Furnas, em Minas Gerais, além de Ilha Solteira, Três Irmãos e outras. A medida reduz o volume dos rios, e tende a limitar a pesca, interromper o transporte fluvial e pode afetar a captação de água para irrigação e consumo humano.

com Mariana Grazini e Andressa Motter

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.