Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Em meio à pressão contra reajuste do plano de saúde, empresa congela preço

Qsaude, fundada por José Seripieri Junior, promete manter a tabela de outubro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Qsaúde, empresa de planos de saúde fundada por José Seripieri Junior depois que ele saiu da Qualicorp, prepara uma estratégia que deve provocar o mercado no momento em que as operadoras estão sendo pressionadas para conter o aumento de preços na pandemia. A empresa anuncia nos próximos dias que não vai aplicar o reajuste anual em 2021 e promete manter a tabela com os valores definidos quando a Qsaúde foi lançada, em outubro do ano passado.

A ação tem impacto restrito porque a Qsaúde nasceu há apenas seis meses, inicialmente focada em São Paulo e com planos individuais e familiares, os quais são sujeitos a um teto máximo estabelecido pela ANS. Para o período de maio de 2020 a abril de 2021, o limite liberado pela agência reguladora era de 8,14%.

A iniciativa da Qsaúde, porém, tem um peso simbólico na pandemia: os planos coletivos, que têm o reajuste definido na relação comercial entre contratante e operadora, vêm sendo desafiados a adequar o modelo a um patamar de preços mais baixo.

O gesto se soma a outros movimentos na mesma direção. Nesta sexta (7), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, se reuniu com o diretor do Procon-SP, Fernando Capez, e ouviu a argumentação do órgão de que falta transparência no reajuste do plano coletivo.

“O ministro concordou em estabelecer uma diretriz exigindo maior transparência. Haverá consulta pública da qual o Procon participará com sugestões. A expectativa é de uma mudança para que o consumidor saiba o que está pagando e por que os reajustes ocorrem”, disse Capez.

O volume de queixas de clientes por causa do aumento do preço dos planos de saúde subiu de 240 entre janeiro e abril do ano passado para 553 no mesmo período deste ano, segundo dados do Reclame Aqui. Em todo o ano de 2020, foram 749 reclamações sobre o assunto.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.