Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Motoristas de app voltam a procurar carro alugado, mas esbarram em gargalo de locadora

Empresas de aluguel de veículo relatam dificuldade para renovar frota

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A demanda de motoristas de aplicativo por carros alugados para voltar às ruas perdeu fôlego no ano passado por causa da pandemia, mas vem se recuperando, e agora esbarra na falta de veículos, segundo a Abla (associação das locadoras). O problema é atribuído ao aumento no prazo de entrega das montadoras devido à escassez global de componentes. Ao mesmo tempo em que a oferta de carros para alugar diminuiu, a procura pelo serviço se aproxima do pré-pandemia.

As locadoras relatam dificuldade para atender os consumidores que usam o serviço de carro por assinatura, aquele que funciona por mensalidade, e também para trocar os veículos de empresas clientes que alugam frotas.

Pelos dados da Abla, com a renovação abaixo do esperado, a idade média da frota avançou de 17,9 meses no fim de 2020 para 21 meses. O setor fechou o primeiro quadrimestre com 3.000 veículos a menos do que no final de 2020, com um milhão e 4 mil unidades.

Com Mariana Grazini, Andressa Motter e Filipe Oliveira

Erramos: o texto foi alterado

Versão anterior do texto afirmou que o estoque das locadoras caiu de 1,7 milhão de veículos no final de 2020 para 1,4 milhão no final do primeiro quadrimestre do ano. A informação foi corrigida.
 

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.