Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Não vou vender turismo da vacina, diz dono da Agaxtur

Aldo Leone Filho acaba de se vacinar nos EUA, mas diz que não lançará pacote turístico de imunização

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O empresário Aldo Leone Filho, dono da Agaxtur, que passa a vida visitando destinos no mundo todo para transformá-los em pacotes turísticos, acaba de voltar ao Brasil depois de 15 dias no México e uma semana nos Estados Unidos, onde se vacinou. Mas a experiência não vai virar um pacote de turismo da vacina para ser vendido nas agências, segundo ele.

O empresário vê a crescente demanda de brasileiros por viagem para se vacinar nos EUA como um vetor da retomada dos negócios no turismo, mas defende que a imunização não seja a prioridade do passeio, o que elevaria a complexidade jurídica do negócio e poderia causar frustrações.

"Não tem receita de bolo. Vai que muda daqui a três dias. O que eu estou dizendo é que vale o esforço de ir até lá. Eu não fui para tomar a vacina. Fui para mostrar que é viável viajar. Não é para lançar turismo da vacina. Tem gente que vai porque tem casa em Orlando, ou para estudar. O ponto é que é possível ir para os EUA", afirma.

A função do agente de viagens não é vender vacina, diz o empresário. "É mostrar para as pessoas que viajar é possível. Estou defendendo essa tese desde o primeiro dia da pandemia, porque, no dia em que não for possível, tenho de fechar meu negócio. ​É possível, de uma maneira responsável, com máscara, distanciamento, álcool em gel", afirma.

O empresário conta que fez a viagem para testar o processo. Passou 15 dias em seis resortes diferentes na Riviera Maya, perto de Cancún. Antes de embarcar para os EUA, diz ter feito o teste de antígeno no próprio quarto do hotel, com resultado pelo celular.

"Por acaso, como eu não tinha sido vacinado no Brasil, eu fui vacinado. E adorei o processo. Agora, eu não vou vender turismo de vacina. Se alguém passa mal a culpa é minha", afirma.

Leone Filho diz que ficou feliz de se imunizar nos EUA porque vai liberar para outra pessoa as doses a que ele teria direito no Brasil quando chegasse o prazo da vacinação de sua faixa etária.

"Quem sabe essa pessoa que vai tomar a vacina que era minha vai sobreviver porque tomou no meu lugar?", diz.

com Mariana Grazini e Andressa Motter

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.