Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Reajuste de plano de saúde será discutido na ANS nesta terça

Mercado espera que agência determine desconto em vez de alta nos preços de planos individuais e familiares

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A diretoria da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) debate nesta terça (18) o índice do reajuste dos planos individuais e familiares que será aplicável aos contratos com aniversário entre maio deste ano e abril de 2022.

Depois desta reunião, o índice será encaminhado para o Ministério da Economia.

O setor espera um reajuste negativo neste ano após o cálculo do índice, que considera a variação das despesas assistenciais dos últimos períodos. Mas este percentual só atinge os planos individuais e familiares, que são obrigados a obedecer o teto da ANS.

Os planos coletivos, que representam a maior parte do mercado, têm o reajuste definido na relação comercial entre o contratante e a operadora. São eles que estão na mira dos grupos de defesa do consumidor, que têm pressionado por moderação no aumento de preços na pandemia.

O segmento de planos individuais e familiares é considerado pequeno, com cerca de 9 milhões de beneficiários, o que representa quase 19% do total de beneficiários com planos de assistência médica. Mas o impacto de um reajuste negativo pode servir para pressionar as operadoras na precificação dos coletivos.

com Mariana Grazini e Andressa Motter

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.