Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu Folhajus ifood

99Food se une a concorrentes contra iFood no Cade

Aplicativo diz que iFood restringe o mercado ao exigir exclusividade dos restaurantes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A 99Food decidiu ir ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) se manifestar contra o iFood, como fizeram outras empresas do setor nos últimos meses.

Nesta quinta (17), a empresa levou uma representação ao órgão dizendo que a atuação do iFood impõe barreiras ao mercado e ao crescimento de sua marca, que completou um ano de operação no Brasil em novembro de 2020.

Com o gesto, o aplicativo de delivery da 99 se junta à Rappi Brasil, ao Uber Eats e à Abrasel (associação de restaurantes), que já vinham tentando combater o modelo de contratos de exclusividade do iFood com restaurantes.

Em março, a Superintendência-Geral do Cade também se posicionou contra o modelo.

A investigação começou em setembro de 2020, quando a Rappi Brasil acusou o iFood de usar a posição dominante que tem no mercado para exigir exclusividade dos restaurantes parceiros, fechando o caminho da concorrência.

Procurado pelo Painel S.A., o iFood diz que suas políticas comerciais são legítimas, pró-competitivas, e beneficiam restaurantes e consumidores da plataforma. A empresa afirma, ainda, que a investigação do Cade foi vista com naturalidade pelo iFood e que tem cooperado com a autoridade.​

com Mariana Grazini e Andressa Motter

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.