Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Ecommerce de grandes drogarias vende remédios do 'kit Covid' sem receita

Produtos como a ivermectina tiveram explosão de vendas na pandemia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O problema da falta de fiscalização sobre a exigência de receita médica para a venda de remédios tarja vermelha nas farmácias, que ganha evidência com a disparada no consumo de medicamentos do chamado 'kit Covid', acontece em estabelecimentos de menor porte mas também nas grandes redes. Levantamento feito pelo Painel S.A. nos ecommerces das gigantes Raia, Drogasil, Drogaria SP, Pacheco, Onofre e Panvel encontrou ivermectina e nitazoxanida à venda sem prescrição.

caixas de ivermectina
Caixas de ivermectina; remédio não tem eficácia compravada contra Covid-19 - Reprodução

Os dados pedidos pela CPI da Covid a fabricantes e à Anvisa apontam alta na venda dos remédios sem eficácia comprovada contra a doença na pandemia. Alguns dos medicamentos da categoria de tarja vermelha exigem retenção da receita, como azitromicina e, mais recentemente, cloroquina e hidroxicloroquina. Nestes casos, os sites das redes consultadas pedem a receita médica no momento da compra.

“Para os medicamentos que não estão sujeitos ao controle especial, mas que possuem tarja vermelha, é obrigatória a apresentação da receita médica para que a farmácia faça a entrega do produto ao paciente”, diz a Anvisa.

Procurados pelo Painel S.A., o grupo Dimed, dono da Panvel, e a Raia Drogasil, dona também da Onofre, não comentam. O grupo DPSP, da Pacheco e da Drogaria SP, diz que segue as normas da Anvisa e que não incentiva o uso indiscriminado dos remédios. Segundo agência, o controle é uma atividade das vigilâncias sanitárias locais.

com Mariana Grazini e Andressa Motter

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.