Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Empresariado calcula impacto da CPI da Covid sobre a economia

Avaliação é que caso pode tomar espaço das reformas no Congresso

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O avanço das apurações da CPI da Covid sobre a Covaxin é visto no empresariado como um potencial foco de instabilidade capaz de respingar na economia. O impacto não é imediato porque os números ainda refletem estímulos do ano passado e parte da retomada econômica, mas a avaliação é que estresse político sempre leva complicações ao ambiente de negócios. O que preocupa é a sustentabilidade no longo prazo porque toma espaço da discussão legislativa.

Felipe Miranda, estrategista-chefe da Empiricus, ressalva que, por enquanto, é mais ruído. “Talvez aumente o custo do apoio do centrão. Se houver fato novo, pode mudar. Até aqui, muito barulho, pouca implicação prática”, afirma.

Para Richard Back, responsável por estratégia macro e política na XP, o problema está no longo prazo. “O Brasil precisa ganhar produtividade. Precisa ter a discussão legislativa para remover entraves da economia. E isso deve impactar porque toma espaço no dia a dia de Brasília”, diz.

José Augusto de Castro, presidente da AEB (associação de comércio exterior) diz que a mudança de comando na Câmara e no Senado havia elevado a expectativa de aprovação das reformas administrativa e tributária neste ano, mas o prazo começa a ficar curto. “Não sou contra a CPI, temos que corrigir, mas desvia o foco. E, em 2022, o tema vai ser a eleição.”

Laércio Cosentino, presidente do conselho de administração da Totvs, aposta na vacinação para afastar a economia dos desdobramentos da CPI. “A economia é movida por oportunidade de negócio e mercado consumidor. Após mais de um ano de espera com um grande número de vacinados, a tônica do mercado será prosperidade”, afirma.

"O que me preocupa é que, no momento de guerra contra a Covid, nós estamos perdendo uma energia brutal. Não estou dizendo que a CPI não é necessária, mas isso toma espaço e tempo, inclusive das autoridades", afirma Rafael Cervone, vice-presidente da Fiesp.

A sombra do ruído político também pode turvar os planos de investimento. "Deixa uma dúvida sobre investimentos de longo prazo. O empresário precisa de paz, de previsibilidade", diz segundo Frank Geyer, presidente do conselho de administração da Unipar.

com Mariana Grazini e Andressa Motter

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.