Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Empresários do turismo vão pedir para Bolsonaro retomar horário de verão

Representantes avaliam que medida pode gerar economia de energia na crise hídrica

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Empresários do setor de turismo querem tentar convencer Bolsonaro a abrir mão de uma das primeiras medidas tomadas em seu governo: a extinção do horário de verão, que veio por meio de um decreto ainda em abril de 2019. Eles argumentam que o retorno pode beneficiar o turismo nacional, estendendo o horário das atividades ligadas ao setor, além de representar uma economia na energia elétrica diante da preocupação com a crise hídrica. Entidades filiadas à CNTur (Confederação Nacional do Turismo) do Paraná, da Bahia e de Santa Catarina vão enviar o pedido ao governo. Mas a tarefa não deve ser fácil, porque o presidente sempre reclamou da mudança no relógio, defendendo que ela não gerava economia de energia.

Quando tomou a decisão no inicio do mandato, Bolsonaro também apostava que a produtividade do trabalhador brasileiro aumentaria, porque, segundo ele, o horário de verão afetava o relógio biológico da população.

Fábio Aguayo, diretor da CNTur, tem cautela ao falar em potenciais impactos do horário de verão sobre o consumo de energia. "Sabemos que não é uma economia expressiva, mas qualquer coisa é importante para nós neste momento. Além disso, quando se fala em horário de verão, vem uma ideia de preservação na cabeça das pessoas", diz Aguayo, que também é presidente da Abrabar, associação de bares e casas noturnas.​

com Mariana Grazini e Andressa Motter

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.