Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu indústria

Indústria do aço promete elevar produção, mas mercado ainda reclama do preço

Setor foi levar novas projeções de crescimento para Bolsonaro nesta segunda

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O racha entre a indústria e os setores consumidores do aço continua. As siderúrgicas se reuniram com Bolsonaro e Paulo Guedes na segunda (14) para dizer que revisaram para cima suas projeções de produção para 2021, mas os setores que dependem do aço ainda reclamam de desabastecimento e alto preço do insumo.

O Instituto Aço Brasil, associação que reúne o setor, foi levar ao presidente e ao ministro os novos números que apontam alta de 11% na produção do ano, e não mais de 7%.

Para a construção civil, que consome o insumo, no entanto, a aumento da disponibilidade do insumo no mercado ainda não atende à demanda do setor.

“O crescimento da produção de aço não chega nem perto do crescimento da construção civil. No primeiro trimestre, as vendas aumentaram 27%”, diz José Carlos Martins, presidente da CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da Construção).

O setor vem recorrendo à importação, e segue na negociação com o governo pela redução de impostos, afirma Martins. “Mesmo com todas as barreiras técnicas e restrições, ainda é mais barato trazer do exterior para cá”, diz.

A indústria de eletroeletrônicos diz que os problemas com o desabastecimento do aço estão se normalizando, mas ainda há preocupação com o custo.

Jorge Nascimento, presidente da Eletros, associação do setor, diz que o repasse do preço ao consumidor final já começou, e o receio é que venha retração do consumo na sequência.

com Mariana Grazini e Andressa Motter

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.