Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu indústria

Setor aéreo ainda lidera ranking dos impactados pela pandemia, diz CNI

Levantamento da entidade aponta queda de 47% no tráfego ante primeiro trimestre de 2020

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A pandemia ainda derrubou os indicadores de quatro dos sete setores acompanhados pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, quando o coronavírus começou a atingir o país.

O maior baque foi no tráfego aéreo, com queda de 47% no volume de passageiros no período.

O consumo interno de petróleo também ficou 13% menor no primeiro trimestre, o que pode estar relacionado a recuperação ainda instável da economia, alto preço dos combustíveis e queda de 9% no tráfego de automóveis em rodovias com pedágio, segundo Matheus de Castro, especialista em infraestrutura da entidade.

Pelo levantamento da CNI, no setor de energia elétrica, o consumo comercial caiu 4%, reflexo das restrições ao funcionamento dos estabelecimentos no início do ano. Por outro lado, residências e indústrias elevaram a demanda.

Entre os indicadores que subiram, o destaque foi o transporte ferroviário de minério de ferro, que teve 19% de alta. O transporte marítimo também cresceu, assim como o tráfego de caminhões.
Nas telecomunicações, o acesso a internet fixa (9%) e móvel (6%) também subiu em relação aos três primeiros meses de 2020.

com Mariana Grazini e Andressa Motter

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.