Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu câncer

Entidade de combate ao câncer envia carta a Bolsonaro contra veto a projeto de quimioterapia oral

Nesta semana, presidente vetou projeto de lei sobre obrigatoriedade de cobertura por planos de saúde

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Instituto Vencer o Câncer escreveu uma carta aberta ao presidente Jair Bolsonaro nesta quarta (28) contra o veto ao projeto de lei que amplia a obrigatoriedade dos planos de saúde na cobertura de quimioterápicos de uso oral.

Na última segunda (26), o governo federal argumentou que a medida causaria impacto financeiro às operadoras e, consequentemente, um aumento nos valores pagos pelos beneficiários.

Embalagens de remédios
Entidade diz em carta que recebeu com perplexidade veto a projeto sobre quimioterápicos - Unsplash

​Pelo projeto, bastaria que o medicamento tivesse registro na Anvisa para entrar no rol de fornecimento das operadoras. Hoje é necessário um aval adicional da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).

Na carta, o instituto diz que recebeu o veto com perplexidade, porque o presidente, ao usar de argumentos econômicos, não considerou que pacientes sem o tratamento necessário dependem de internações e procedimentos complexos, o que elevaria ainda mais os custos do sistema de saúde.

A entidade discorda da estimativa de que a incorporação dos medicamentos pesaria para as operadoras. “Estimamos o benefício para 50 mil pacientes em um universo de quase 48 milhões de usuários, com 555 mil novos beneficiários somente no ano passado”, diz.

Afirma também que a análise da ANS para incorporar medicamentos tem sido burocrática e ineficiente.

com Mariana Grazini e Andressa Motter

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.