Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Ligação do aeroporto de Guarulhos a estação da CPTM tem novo passo na Anac

Agência aprovou aditivo no contrato da concessionária nesta semana

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A novela da falta de ligação entre a linha 13-jade da CPTM e os terminais do aeroporto de Guarulhos deu mais um passo nesta terça-feira (27). A diretoria da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) aprovou um termo aditivo no contrato de concessão da GRU Airport que inclui no rol de obrigações da concessionária o investimento de implantação do people mover, uma espécie de monotrilho que fará a conexão.

A ideia é que a GRU Airport receba um reequilíbrio financeiro, com teto determinado em 2019 mas que deve sofrer reajuste, para contratar a empresa escolhida para fazer as obras.

Também ficou decidido que, antes da assinatura do termo aditivo, as mudanças precisam ser levadas ao Ministério da Infraestrutura e ao TCU (Tribunal de Contas da União). A concessionária também deve aceitar.

O projeto do people mover se arrasta há anos. Em maio de 2019, o governo federal e o governo do estado de São Paulo anunciaram a criação do sistema, com a promessa de que a ligação estaria pronta até maio de 2021. As obras estavam previstas para começar em setembro daquele ano.

Antes de anunciar o novo modal, o governador João Doria (PSDB) chegou a dizer que era “bizarra” a falta de conexão entre a linha da CPTM e o aeroporto de Guarulhos, lacuna deixada pelo seu antecessor Geraldo Alckmin.

com Mariana Grazini e Andressa Motter

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.