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Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

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Mercado de máscara se prepara para o pós-pandemia

Número de fornecedores segue crescendo, mas perspectiva de queda na demanda preocupa

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São Paulo

Quase um ano e meio depois do início da pandemia, o número de fornecedores de máscaras PFF2 com certificado no país ainda está crescendo, mas o setor começa a se preocupar com a perspectiva de queda na demanda pelo produto. Segundo a Animaseg (Associação Nacional da Indústria de Material de Segurança e Proteção ao Trabalho), muitas das empresas de outros ramos que iniciaram a produção terão de deixar o mercado quando as regras para o uso da máscara se flexibilizarem.

A entidade calcula que, durante a pandemia, a quantidade de empresas que fabricam ou importam máscaras saltou de 28 em fevereiro de 2020 para 77 em julho deste ano.

“Essas empresas têm uma oportunidade, investem e, quando o preço e a demanda começam a cair, saem do mercado. É um jogo difícil. É um movimento que está sendo feito no mundo inteiro”, diz o diretor-executivo da Animaseg, Raul Casanova Junior.

Por outro lado, segundo ele, a tendência é que as máscaras sem certificação vindas do exterior, como as chinesas KN95, saiam do país com o fim da pandemia, o que poderia amenizar o baque na indústria nacional.

Casanova estima que a quantidade importada do modelo equivale à produção nacional de PFF2, que é de cerca de 50 milhões por mês.

“Para o equipamento de proteção de trabalhador, por exemplo, não pode usar uma KN95 porque não tem o certificado de aprovação. Esse mercado aconteceu por causa da pandemia, e a fiscalização não funcionou durante esse período”, diz Casanova.

Nos últimos meses, com oferta e demanda equilibradas, o preço das máscaras tem se estabilizado em um patamar mais baixo, segundo a entidade. A indústria tem vendido a unidade entre R$ 2 e R$ 5, ante a faixa de R$ 5 a R$ 9 praticada em determinados períodos do ano passado. Antes da Covid, o produto saía com valor entre R$ 1,50 e R$ 4, considerado baixo pelas empresas.​

com Mariana Grazini e Andressa Motter

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