Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Mercado ilegal de cigarros recua com alta do dólar, diz pesquisa

Etco afirma que preço do produto fora da lei subiu

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O mercado ilegal de cigarros em São Paulo recuou no último ano, mas o produto ainda é o mais consumido no estado, com cerca de 50% de participação, segundo o Etco (Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial).

A entidade afirma que, além das restrições de circulação da pandemia, como o fechamento de fronteiras que comprometeu o abastecimento do contrabando, a alta do dólar contribuiu para elevar o preço do maço de cigarro ilegal, que subiu de R$ 3,46, em 2019, para R$ 4,41, em 2020​, se aproximando do valor do produto legalizado fabricado no Brasil.

Parte da carga de cigarro contrabandeada que estava em embarcação que encalhou em Cajueiro da Praia, litoral do Piauí, em 2020. - Divulgação/PF

A redução na vantagem de preços do cigarro ilegal estimulou alguma migração do consumidor para o produto formal, pela primeira vez em seis anos, segundo dados do Etco com base em pesquisa Ibope/Ipec.

com Mariana Grazini e Andressa Motter

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.