Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Na mira da CPI, Twitter e Facebook devem entregar dados de perfis e conteúdos sobre Covid

Senadores querem saber se empresas têm políticas para evitar desinformação publicada por agentes públicos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

As redes sociais seguem no foco da CPI da Covid. Nesta quinta (15), os senadores aprovaram requerimentos para que Facebook e Twitter entreguem informações sobre perfis e publicações relacionados à pandemia entre 2020 e 2021.

O Facebook, que é dono do Instagram, deve repassar uma lista com conteúdos sobre a Covid-19 que foram impulsionados, patrocinados ou tiveram visibilidade ampliada nos perfis do governo nas duas plataformas.

Entre os citados, estão os perfis da Secretaria de Comunicação, dos ministérios da Saúde e da Cidadania, do Palácio do Planalto e do Itamaraty.

Senadores querem que Facebook e Twitter entreguem informações sobre perfis e publicações relacionados à Covid - REUTERS

O requerimento pede ainda a relação das publicações que foram removidas e dos perfis verificados que tiveram conteúdos apagados ou com alcance limitado.

“Tais informações são essenciais à compreensão de como o governo federal utilizou de mecanismos pagos para divulgar suas ações e como as plataformas lidaram com a desinformação produzida por perfis verificados”, justificou o senador Humberto Costa (PT - PE), autor dos pedidos.

Já o Twitter deve dizer quais são os critérios de moderação da plataforma para publicações sobre o vírus, quais conteúdos são proibidos e se há restrições para a divulgação de informações sobre tratamento precoce ou outras medidas sem comprovação científica.

Os senadores também querem saber se há políticas específicas para coibir anúncios desinformativos feitos por agentes públicos.

com Mariana Grazini e Andressa Motter

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.