Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Reforma tributária vai elevar preço de sabonete e escova de dentes, diz indústria

Abihpec estima alta de 6% a 8% no valor dos produtos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Abihpec, associação da indústria de produtos de higiene pessoal e cosméticos, prepara um estudo dos impactos da reforma tributária sobre o setor para levar ao Congresso, à Receita Federal e ao Ministério da Economia.

João Carlos Basilio, presidente da entidade, tem dito que o setor vai ter de repassar o aumento da carga tributária aos consumidores. Ele estima que a alta dos produtos fique em torno de 6% a 8%.

A maior crítica que o setor tem feito é o fim do sistema monofásico [cobrança em apenas uma fase] do PIS/Cofins sem uma reformulação dos demais tributos que incidem sobre o consumo.

"A monofasia não é vista pelo setor como um benefício fiscal e foi criada há 21 anos para evitar a sonegação e simplificar a arrecadação", diz.

Pela proposta, a lei que prevê este sistema para produtos de higiene pessoal, medicamentos e cosméticos seria revogada. Assim, a tributação do setor seguiria a regra geral dos dois impostos, de acordo com o regime da empresa.

com Mariana Grazini e Andressa Motter

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.