Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Sorvete Ben & Jerry's suspende vendas em mercados ligados ao conflito Israel-Palestina

Empresa diz que não vai renovar contrato com parceiro israelense neste ano

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A fabricante americana de sorvetes Ben & Jerry's anunciou nesta segunda-feira (19) que vai deixar de vender seus produtos em áreas ocupadas por Israel porque, segundo ela, é algo "inconsistente com seus valores".

A marca, que pertence à Unilever, tem sido pressionada por consumidores para se posicionar sobre o agravamento do conflito entre Israel e Palestina.

A Ben & Jerry's disse que não vai renovar o contrato de licença com seu parceiro israelense no final do ano, mas que permanecerá em Israel sob um arranjo diferente.

Ben & Jerry's suspende venda para regiões ocupadas por Israel - AFP

A Unilever também se posicionou após o anúncio de sua marca de sorvetes. Disse que o conflito é uma situação complexa e que continua comprometida com sua presença em Israel. "Reconhecemos o direito da marca e de seu conselho independente de tomar decisões relacionadas à sua missão social. Também saudamos o fato de que a Ben & Jerry's ficará em Israel", afirmou a companhia.

O movimento da marca foi criticado pelo primeiro-ministro israelense Naftali Bennett nas redes sociais. Ele disse que foi uma decisão moralmente errada e que acredita que também acabará sendo um erro de negócios.

com Mariana Grazini e Andressa Motter

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.