Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Vizinhos de Congonhas questionam obra na pista

Moradores do entorno receiam que reforma favoreça aumento de voos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A reforma na pista de Congonhas, que começou em fevereiro deste ano, enfrenta resistência de moradores do entorno. A vizinhança receia que as obras abram caminho para elevar o fluxo de voos e o porte das aeronaves, além de ampliar o horário de funcionamento do aeroporto, agravando a poluição e o trânsito. A reforma, de R$ 122,5 milhões, cria uma área de escape de concreto maleável e deve tornar o aeroporto mais atrativo para o leilão do ano que vem.

“Queremos saber se, além da questão da segurança, isso vai levar a um outro tipo de funcionamento do aeroporto”, diz Guilherme Canton, presidente da ANMA, associação que reúne moradores de Moema, zona sul de São Paulo.

A ANMA e outras três entidades da região levaram os questionamentos sobre a reforma ao Ministério Público Federal de SP, que abriu um inquérito civil em junho.

Procurada pelo Painel S.A., a Infraero afirma que foi notificada pelo MPF. “A reforma incrementa a segurança, sem intenção de aumentar categoria de aeronave para permitir voos internacionais ou estender o horário de funcionamento do aeroporto”, diz.

Congonhas também passa por outra reforma em suas instalações que vai permitir a retomada da aviação executiva internacional.

com Mariana Grazini e Andressa Motter

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.