Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Anac e União pedem suspensão de liminar para exigência de vacina e teste para turista no Ceará

Estado adotou a medida para tentar barrar variante delta

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Depois que o Ceará decidiu exigir atestado de vacinação completa ou exame negativo para Covid-19 aos turistas que desembarcarem no estado, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) reagiu.

A decisão que garantiu a adoção da medida foi concedida na quarta-feira (11) pela Justiça Federal.

A Anac diz que foi intimada da decisão pela 1ª Vara Federal do Ceará na tarde desta quinta-feira (12), e, junto com a União, entrou com pedido de suspensão de liminar por entender que a agência reguladora não possui legitimidade e competência em matéria sanitária.

"A agência firma seu compromisso pela segurança de todos os passageiros e cidadãos no cumprimento, pelo setor aéreo, dos protocolos sanitários determinados pelos órgãos de competência, como o Ministério da Saúde e a Anvisa", disse a Anac em nota.

O Ceará diz que resolveu adotar a medida para tentar frear o contágio da variante delta. A iniciativa incomodou o setor de turismo, que teme um recuo no recente reaquecimento das atividades.

com Mariana Grazini e Andressa Motter

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.