Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Consumidor brasileiro deve voltar a gastar com luxo fora do país

Tendência vai na contramão de outros países, que devem investir no mercado doméstico, diz pesquisa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Na contramão de uma tendência mundial, os brasileiros que consomem itens de luxo querem aproveitar a retomada das viagens para gastar em grifes do exterior, enquanto reduzem as compras no mercado doméstico, segundo um levantamento da BCG (Boston Consulting Group).

Os consumidores devem diminuir em 2,6% a procura por produtos e experiências da categoria no Brasil nos próximos 12 meses, conforme o estudo. Já os gastos no exterior podem aumentar 4%.

Em grandes mercados de luxo do mundo, como Estados Unidos e China, a projeção é a de que as compras nas grifes locais subam 7,7% e 6%, respectivamente. Os consumidores globais ainda querem baixar, em média, 4,7% o investimento no exterior, segundo a consutoria.

A mudança de comportamento é motivada pela pandemia. Devido às restrições, os brasileiros realocaram seus gastos no mercado de luxo doméstico, em marcas nacionais e internacionais. Agora, com o retorno gradual das atividades, a tendência é voltar a gastar fora do país, diz a BCG.​

com Mariana Grazini e Andressa Motter

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.