Na contramão de uma tendência mundial, os brasileiros que consomem itens de luxo querem aproveitar a retomada das viagens para gastar em grifes do exterior, enquanto reduzem as compras no mercado doméstico, segundo um levantamento da BCG (Boston Consulting Group).
Os consumidores devem diminuir em 2,6% a procura por produtos e experiências da categoria no Brasil nos próximos 12 meses, conforme o estudo. Já os gastos no exterior podem aumentar 4%.
Em grandes mercados de luxo do mundo, como Estados Unidos e China, a projeção é a de que as compras nas grifes locais subam 7,7% e 6%, respectivamente. Os consumidores globais ainda querem baixar, em média, 4,7% o investimento no exterior, segundo a consutoria.
A mudança de comportamento é motivada pela pandemia. Devido às restrições, os brasileiros realocaram seus gastos no mercado de luxo doméstico, em marcas nacionais e internacionais. Agora, com o retorno gradual das atividades, a tendência é voltar a gastar fora do país, diz a BCG.
com Mariana Grazini e Andressa Motter
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