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Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

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Descrição de chapéu Mobilidade

Empresas expandem frota de veículo sustentável com bicicleta e placa solar em van

Medida é estratégia de diversos setores para reduzir emissão de poluentes

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São Paulo

A adaptação das frotas de veículos para modelos sustentáveis segue em expansão em diversos setores.

A Swift, marca da JBS, acaba de instalar placas solares nas 40 vans da empresa que funcionam como lojas móveis em São Paulo. A nova estrutura deve captar energia suficiente para manter a iluminação e os sistemas operacionais dos veículos, como computador e caixa de pagamento, funcionando ao longo do dia, segundo a empresa.

Antes, a energia utilizada era gerada pelo motor a diesel das vans, que permanecia ligado durante todo o período de atendimento. A expectativa, segundo a empresa, é evitar a emissão correspondente a 79 mil quilos de gás carbônico por ano.

Já a locadora de veículos Unidas anuncia que dobrou sua frota de carros elétricos desde o início do ano. Agora, são 400 disponíveis para clientes no país.

A ação faz parte da estratégia de ESG da companhia, que inclui o lançamento de um programa para neutralizar as emissões poluentes até 2028.

Segundo a Unidas, atualmente mais de 90% da frota de veículos já é flex, o que permite substituir a gasolina pelo etanol, um combustível menos poluente.

No varejo farmacêutico, a Panvel, que já usa bicicletas e triciclos em algumas regiões de Porto Alegre, investiu em cinco caminhões elétricos para fazer entregas a clientes, em parceria com a empresa de logística Reiter Log.

O primeiro foi para São Paulo, onde a rede ainda não tinha veículos sustentáveis, e deve operar a partir de setembro. Cada caminhão tem autonomia de 200 quilômetros e pode levar até quatro toneladas.

A empresa também vai usar caminhões movidos a gás natural, com capacidade individual de 25 toneladas e 450 quilômetros, para substituir gradativamente a frota que atua entre indústria, centros de distribuição e lojas.

com Mariana Grazini e Andressa Motter

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