Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Ex-secretário do governo Bolsonaro critica retirada de tropas americanas no Afeganistão

País teve o governo derrubado pelo grupo fundamentalista Taleban neste domingo (15)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O empresário Salim Mattar, que se alinhou presidente Jair Bolsonaro ainda na campanha de 2018 e foi secretário de Desestatização do governo, foi às redes sociais criticar a retirada de tropas americanas do Afeganistão.

Ele chamou de vergonhosa e de uma derrota para a gestão Biden nos EUA.

"Apesar de 20 anos lá, não conseguiram formar e treinar um exército afegão. Derrota acachapante!", escreveu Mattar nesta segunda-feira (16).

Salim Mattar, ex-secretário de Desestatização do governo Bolsonaro - Reuters

O empresário publicou o comentário pouco depois que Joe Biden veio a público reafirmar sua decisão de retirar as tropas americanas do Afeganistão, atribuindo a culpa do colapso no país ao governo e militares afegãos.

A saída militar americana havia sido acordada pelo governo Donald Trump, apoiado por Bolsonaro. Em setembro de 2020, o republicano iniciou uma negociação com o Taleban, apontando para a retirada das tropas americanas em 2021.

Biden deu sequência às tratativas e anunciou que colocaria fim à operação no país até 11 de setembro deste ano. Em seguida, antecipou o prazo para 31 de agosto, o que encorajou o Taleban a avançar rapidamente.

Neste domingo (15), o grupo fundamentalista Taleban tomou poder no país depois de entrar em Cabul pela primeira vez em duas décadas.

com Mariana Grazini e Andressa Motter

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.