Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu indústria

Geladeira mais barata demora mais para se adequar a novo padrão de economia de energia, diz indústria

Fabricantes estimam investimento de R$ 300 milhões para entrar no novo modelo do Inmetro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Os fabricantes de geladeiras estimam que os investimentos para adequar suas linhas de produção ao novo padrão dos selos de economia de energia, que o Inmetro divulgou nesta quarta (4), devem girar em torno de R$ 300 milhões até 2030, quando está prevista a terceira fase da mudança.

Durante as discussões sobre o processo, a indústria diz que enviou seu pleito ao Inmetro para tentar amenizar o impacto dos investimentos no preço dos produtos da categoria chamada "de entrada", ou seja, os mais baratos.

Consumidores observam produtos eletrodomésticos da linha branca - Danilo Verpa/Folhapress

Segundo a Eletros (associação do setor), as geladeiras mais acessíveis terão uma curva mais suave de adaptação aos novos padrões de eficiência energética, o que ajuda a diluir os investimentos.

A aceleração das mudanças exigiria grandes recursos em pouco tempo, o que poderia sobrecarregar a indústria gerando repasses ao consumidor. Pelos estudos da Eletros, o produto poderia ficar até 30% mais caro se tivesse de se adaptar ao novo regramento de imeadiato.

"Em um cenário com refrigeradores menos acessíveis, o consumidor de baixa renda deixaria de comprar novos produtos, optando por reformar sua antiga geladeira ou até mesmo comprando uma usada. Isso resultaria em aumento do consumo de energia e na conta de luz, já que os produtos mais antigos são menos eficientes", diz Jorge Nascimento, presidente da Eletros.

com Mariana Grazini e Andressa Motter

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.