Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu indústria

Indústria de alimentos ficou estável no primeiro semestre, mas espera alta até dezembro

Associação do setor estima aumento nas vendas de alimentação fora do lar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A indústria de alimentos teve um primeiro semestre de estabilidade nas vendas para o mercado interno, com crescimento de apenas 0,2%, segundo a Abia (associação de fabricantes do setor), que registrou R$ 308 bilhões de faturamento no período.

Para o segundo semestre, a perspectiva é de um crescimento mais robusto por causa da retomada da categoria de alimentação fora do lar, que começa a recuperar o fôlego com o avanço da vacinação e o fim das restrições de funcionamento.

A participação das vendas de alimentação fora do lar nas vendas do mercado interno deve alcançar quase R$ 167 bilhões neste ano, se recuperando totalmente em 2022, de acordo com as estimativas do setor.

Segundo a Abia, o aumento dos preços das principais commodities agrícolas e a restrição da oferta de material para embalagens de metal e plástico ainda eleva os custos e pressiona o setor.

O grande foco de reclamação da Abia é a folha de flandres usada em latas, cuja participação nos custos de produção oscila entre 6% e 25%, ainda segundo a associação.

O mercado de reforma e construção, que foi aquecido por pequenas obras dentro de casa na pandemia, segue em expansão. A rede de material de construção C&C diz que as vendas cresceram 30% no primeiro semestre ante o mesmo período do ano passado.

No ecommerce, o avanço foi de 100%, segundo a empresa. As categorias de acabamento, como revestimentos, e as louças e tintas alavancaram a alta.

A rede afirma que prevê encerrar este ano com alta de 25% nas vendas na comparação com 2020. ​

com Mariana Grazini e Andressa Motter

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.