Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu google internet

Inflação turbina pesquisas no Google sobre como economizar

Gasolina, supermercado e gás estão entre as buscas com maior alta

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Diante do aumento expressivo do preço de itens básicos, como energia elétrica, gasolina e gás de cozinha, as pesquisas por “como economizar…” cresceram no Google na última semana, segundo a empresa.

A questão “como economizar água em casa?” registrou alta de 140% nas buscas ante os sete dias anteriores. Na sequência, aparece a mesma pergunta para gás (130%) e gás de cozinha (120%).

Pesquisas sobre "como economizar..." crescem no Google puxadas pelo aumento de preços de itens básicos - Gabriel Cabral/Folhapress

As pesquisas pelo termo “preço do gás” bateram recorde no Google em 2021. Segundo a plataforma, nunca os brasileiros haviam buscado tanto pela frase quanto neste ano, reflexo da alta do botijão, que já chegou a R$ 100 em algumas regiões.

“Como economizar no supermercado?” e “como economizar gasolina dirigindo?” também cresceram na última semana.

Segundo o Google, as buscas pelos “porquês” dos aumentos nos preços também subiram, com destaque para “por que a gasolina aumentou?”, um questionamento que avançou 200% no período de sete dias.

A gasolina, com o litro acima de R$ 7 em algumas cidades, é o termo mais pesquisado junto à palavra “preço” no Google desde janeiro. O interesse de busca pelo preço da gasolina em 2021 é o maior dos últimos 17 anos, diz a empresa.

com Mariana Grazini e Andressa Motter

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.