Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Investida do governo Bolsonaro para privatizar Correios eleva tensão de trabalhadores

Fábio Faria, ministro das Comunicações, fez pronunciamento sobre o assunto nesta segunda-feira (2)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O pronunciamento que o ministro das Comunicações, Fábio Faria, fez na noite desta segunda (2) para defender a privatização dos Correios na volta das atividades do Congresso deu largada a uma guerra com os trabalhadores da estatal.

Segundo Marcos César Silva, vice-presidente da Adcap (Associação dos Profissionais dos Correios), os dirigentes sindicais já elevaram a pressão sobre os parlamentares questionando a falta de transparência do governo em relação aos estudos do projeto.

Horas antes da fala do ministro, os funcionários começaram uma campanha nas redes sociais contra a venda da estatal, e o assunto foi parar nos tópicos mais comentados do Twitter.

Também se discute a possibilidade de greve. José Rivaldo da Silva, secretário-geral da Fentect (federação que reúne as entidades da categoria), diz que a questão da privatização se sobrepôs aos debates da campanha salarial. “Não adianta ter um reajuste de salário, mas, amanhã, a empresa ser privatizada e perdermos o emprego”, afirma.

Para José Gandara, da Findect (outra entidade da categoria), o governo pressiona os trabalhadores para ver a greve acontecer. “Não somos a favor de fazer greve. O problema é que o governo promove a greve para ter o desgaste”, diz.

Com o retorno do recesso, a privatização volta à tona. A equipe de Paulo Guedes quer publicar o edital até o fim do ano e o presidente da Câmara, Arthur Lira, promete acelerar o projeto.

com Mariana Grazini e Andressa Motter

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.