Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Ministério de Minas e Energia quer chamar fabricantes para projeto de redução de energia em geladeira de bar

Inmetro divulgou na semana passada portaria que trata do assunto em geladeiras comerciais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O projeto para obrigar as geladeiras comerciais a terem a etiqueta de redução de energia do Inmetro e atender padrões de eficiência do Ministério de Minas e Energia vai receber recursos do Fundo Verde do Clima (Green Climate Fund, em inglês), segundo a pasta. O fundo é regido pelo Acordo de Paris (2015), que permite aos países em desenvolvimento captar dinheiro de países ricos para mitigar a emissão de gases-efeito estufa.

Samira Sana Carmo, coordenadora-geral de eficiência energética da pasta, diz que tem um cronograma de dois anos para desenvolver as propostas. O ministério, que chamou o Inmetro para participar, pretende estender o convite para as pastas de Economia e Meio Ambiente, além da indústria de geladeiras comerciais.

Os refrigeradores dessa categoria são usados em estabelecimentos como supermercados, bares, restaurantes, açougues, entre outros.

Segundo Carmo, essas geladeiras não tiveram regulamentação nem etiquetas do Inmetro até hoje porque a variação de modelos no mercado é grande. “Muitos equipamentos são projetados especificamente para um único estabelecimento”, afirma.

Ela diz que parte da demanda pela mudança vem de donos de bares e restaurantes que são obrigados a usar refrigeradores fornecidos pelos comercializadores de bebidas.

“Isso começou a ficar complicado porque o empresário que vai pagar a conta de energia não tem como escolher o refrigerador, e ele não sabe qual é a eficiência daquilo, quanto vai consumir”, afirma.

O projeto também será implementado com apoio da iniciativa U4E (United for Efficiency) do Pnuma (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente) e da Olade (Organização Latino-Americana de Energia).

com Mariana Grazini e Andressa Motter

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.