Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

ONG de defesa do consumidor pede à Anatel para entrar no caso da compra da Oi

Idec que participar da análise como terceiro interessado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Idec, ONG de defesa do consumidor, pediu à Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) nesta quarta (11) para participar como terceiro interessado da análise do caso da compra da Oi Móvel pelas empresas Vivo, Claro e Tim.

A entidade, que observa o caso desde 2017, foi aceita em maio pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) para acompanhar o processo.

Para o Idec, que recomenda a reprovação ou a aprovação com limites da compra, a saída de um importante competidor do mercado reduziria significativamente a concorrência, deixando o setor de telecomunicações ainda mais concentrado.

A transação pode impactar os consumidores, segundo a entidade. “A operação potencialmente reduzirá a diversidade de oferta e aumentará preços, sem necessariamente acarretar em aumento da qualidade dos serviços”, escreveu no pedido à Anatel.

As três empresas venceram leilão para comprar por R$ 16,5 bilhões as operações das redes móveis da Oi, que está em recuperação judicial desde 2016, e está vendendo ativos para levantar fundos e pagar credores.

com Mariana Grazini e Andressa Motter

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.