Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Pedido de Bolsonaro para apagar luz em casa reanima empresários que pedem horário de verão

Presidente fez apelo à população nesta semana para economizar energia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O apelo feito pelo presidente Jair Bolsonaro à população, na quinta-feira (26), para que todos apaguem um ponto de luz em casa na tentativa de economizar energia estimulou o grupo de empresários que pedem a volta do horário de verão.

A proposta é encabeçada por entidades do setor de turismo, como CNTur e Feturismo, e já foi rejeitada por Bolsonaro. Mas após a nova declaração do presidente, as entidades preparam um novo pedido para enviar a ele na segunda-feira (30), segundo Fabio Aguayo, diretor da CNTur.

O grupo, que tem apoio de associações de bares e restaurantes, argumenta que o horário de verão promoveria alguma economia de energia. Também permitiria estender o funcionamento de atividades ligadas ao lazer e ajudaria os negócios mais afetados na pandemia.

No início de agosto, Bolsonaro chegou a dizer em uma entrevista à radio ABC, do Rio Grande do Sul, que a medida poderia ser retomada se tivesse apoio da maioria da população.

A extinção do horário de verão foi uma das primeiras ações do governo Bolsonaro, tomada por decreto em abril de 2019.

com Mariana Grazini e Andressa Motter

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.