Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Pênis de pelúcia é mantido no ecommerce do AliExpress mesmo após órgão de publicidade pedir suspensão

Conar recomendou que empresa retire imagens com modelo que parece criança abraçada ao produto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Embora o Conar (conselho de autorregulamentação publicitária) tenha pedido para o site de comércio eletrônico AliExpress retirar as fotos de uma modelo com aparência infantil dos anúncios de uma almofada em formato de pênis, as imagens ainda estão na plataforma.

A recomendação do Conselho de Ética do Conar foi definida na semana passada, mas, ainda nesta terça (10), a jovem aparece em imagens, caracterizada com laço no cabelo e semelhança de criança, abraçada um pênis de pelúcia na versão em português do site, que pertence ao grupo chinês Alibaba.

Pênis de pelúcia vendido no AliExpress - Reprodução/AliExpress

A denúncia foi levada ao Conar por um consumidor. A imagem infringe as limitações em relação a menores de idade estabelecidas pelo Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária. Em sua defesa ao órgão, o AliExpress disse que a modelo não é menor de idade. Porém, os limites, muito usados na padronização de publicidade de bebidas alcoólicas, levam em conta a aparência, ainda que a jovem não seja menor de idade de fato.

A medida do Conar, que é um órgão de autorregulamentação, tem força apenas de recomendação. O órgão não tem poder fiscalizatório, mas é praxe que as empresas sigam as determinações.

Procurado pelo Painel S.A., o AliExpress afirma que agiu rapidamente para bloquear a lista de produtos afetados após ter sido informado da decisão do Conar. O site diz que proíbe a venda de itens que violam a sua política de listagem de produtos e que tem um departamento que identifica quando terceiros infringem as regras.

Após a resposta da empresa, o Painel S.A. ainda encontrou imagens no AliExpress.

com Mariana Grazini e Andressa Motter

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.